SBU - Sociedade Brasileira de Urologia

Calculadora

Calculadora de Testosterona Livre e Biodisponível

Estes parâmetros calculados refletem com maior precisão o nível de testosterona bioativa ou biodisponível, do que a medição única da testosterona total. Testosterona (T) e dihidrotestosterona (DHT) circulam no plasma sem estarem ligadas (aproximadamente 2 a 3% livres), ou ligadas fortemente às proteínas plasmáticas específicas (globulina fixadora dos hormônios sexuais - SHBG) e fracamente ligadas às proteínas inespecíficas, como a albumina. As frações de T e DHT ligadas à SHBG são biologicamente inativas devido à alta afinidade da ligação da SHBG com a T e DHT. A testosterona livre calculada mede a fração livre da testosterona. A Testosterona biodisponível inclui a fração livre mais a fração fracamente ligada à albumina.

Observação: Os resultados desta calculadora não devem ser utilizados com exclusividade para tomar (ou se abster de tomar) qualquer decisão, em qualquer caso ou situação, sem consulta prévia a médicos especialistas e sem estar relacionados à avaliação das alterações clínicas apresentadas individualmente pelos pacientes. Como se trata de uma estimativa genérica, não é assumida qualquer responsabilidade pela sua exatidão ou adequação para um propósito determinado.

ATENÇÃO! Os cálculos de testosterona livre e biodisponível são confiáveis na maioria das situações clínicas, mas não devem ser utilizados em situações com grande potencial de interferência de esteroides na ligação à SHBG, como por exemplo em mulheres durante a gravidez e em homens durante o tratamento para elevar os níveis de DHT (por exemplo, DHT transdérmica e testosterona oral) ou mesterolona.

Créditos - Esta calculadora foi desenvolvida no departamento de Endocrinologia do Hospital Universitário de Ghent, na Bélgica.
Sugestões ou dúvidas entre em contato com Dr. Tom Fiers (tom.fiers@uzgent.b) ou Prof. Dr. J.M. Kaufman (jean.kaufman@rug.ac.be)

Fonte: site - http://www.issam.ch